Saúde Mental e Psiquiátrica

Departamento Científico de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (DEPSM/ ABENSP) criado em 22 de setembro de 2017

I.Defender os interesses da sociedade e da Enfermagem no contexto dasPolíticas Públicas e do Sistema Único de Saúde na área de Saúde Mental;

II.Articular-se com organizações da sociedade em geral e no setor Saúdena defesa e consolidação de políticas e programas que garantam aexcelência da assistência especializada aos usuários dos serviços de SaúdeMental;

III.Promover o desenvolvimento de competências (conhecimento,habilidades e atitudes) para implementação de ações especializadas na áreada Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.

IV.Participar de intercâmbio técnico-científico, político e cultural comentidades e instituições, nacionais e internacionais, com vistas aodesenvolvimento das práticas de Enfermagem no contexto da assistênciaem Psiquiatria e Saúde Mental.

V.Apoiar políticas públicas de Saúde, representando o DEPSM/ABEn-SP nasinstâncias que defendam a excelência do atendimento psiquiátrico e emSaúde Mental ao cidadão brasileiro.

A principal finalidade é fomentar e desenvolver cursos e pesquisas na área de SAÚDE MENTAL e nortear as ações do Enfermeiro de SAÚDE MENTAL no Brasil. Devido as suas especificidades foram estabelecidas diretrizes de funcionamento que poderá ser reavaliado e readequado por seus membros se acharem necessário, com a anuência da então, Diretoria da ABEn-SP.

O DEPSM/ABEn-SP será constituído por associados efetivos indicados pela Diretoria da ABEn-SP e terá a seguinte composição: 

  1. Um representante da Diretoria daABEn-SP e seu respectivosuplente; 
  2. Dois Enfermeiros com atuação no ensino e pesquisa na área deEnfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental e seus respectivos suplentes.

III. Um Enfermeiro que atue na assistência na área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental e seu respectivo suplente. 

  1. Um Enfermeiro que atue na gestão público-privada na área especializada emPsiquiatria e Saúde Mental e seu respectivo suplente.
  2. Um enfermeiro emespecialização/residência/aprimoramento uni/multiprofissional,mestrado ou doutorado e seu respectivo suplente, facultativo. 
  3. Um estudante de Graduação em Enfermagem e seu respectivo suplente, facultativo. 
  • 1º – O DEPSM/ABEn-SP emitirá convitepara os profissionais, estabelecendoprazo para recebimento de resposta sobre a concordância em participar do DEPSM/ABEn-SP, e, quando for o caso, comunicará aos órgãos governamentais o aceite dos profissionais, formalizando essa participação. 
  • 2º – Osmembros do DEPSM/ABEn-SP definirão, entre si, o nomedo coordenador. 
  • 3º – O mandato dos componentes doDEPSM/ABEn-SP coincidirá com omandato das Diretorias da ABEn Nacional e Estadual. 
  1. Elaborar plano de trabalho, em conformidade com seus objetivos, e submetê-lo à na aprovação da Diretoria da ABEnSP; 
  2. Promover, bienalmente, evento regional com foco na Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental; 
  3. Realizar, junto às Seções Regionais e Núcleos da ABEn, cursos de capacitação para os profissionais de Enfermagem na área da Psiquiatria e Saúde Mental. 
  4. Subsidiar a DEPSM/ABEn-SP nas ações voltadas para o fortalecimento da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental, em conformidade com as Políticas Públicas da área; 
  5. Participar das iniciativas e resoluções tomadas pela ABEn-SP, e ou por seus órgãos, que visem ao fortalecimento da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental. 
  6. Promover articulação com os demais órgãos da Diretoria da DEPSM/ABEn-SP, Conselhos Consultivos de Escolas e de Sociedades ou Associações de Enfermagem, Ministério da Saúde, entidades e instituições de saúde e de Enfermagem, para fins de desenvolvimento de ações que fortaleçam a atuação da Enfermagem na Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental; 
  7. Representar a ABEn-SP em fóruns, seminários, comissões, colegiados e comitês no que diz respeito às ações da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental e áreas afins; 
  8. Desenvolver estudos e elaborar pareceres por solicitação da Diretoria da ABEn-SP e Nacional sobre assuntos relativos à da Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental, nos aspectos legais, condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores de Enfermagem; 
  9. Participar, junto a junto ao DEPSM da ABEn Nacional, na organização do processo de concessão de título de Especialista em Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental; 
  10. Colaborar na manutenção de informações acadêmicas e científicas para fomentar estudos pertinentes à Atenção Especializada em Psiquiatria e Saúde Mental, em parceria com o CEPEn-SP/ABEn-SP; 
  11. Apresentar relatório anual de trabalho do DEPSM/ABEn-SP à Diretoria Seção São Paulo da ABEn. 

 

Art. 9º – O DEPSM/ABEn-SP estabelecerá, internamente, a periodicidade de suasreuniões e critérios de suplência e substituição. 

Integrantes

Profª. Draª. Maria do Perpétuo S.S Nobrega

Diretora DEPSM/Aben/SP
Currículo Lattes

Profª. Draª. Vilanice Alves de Araujo Püschel

Presidente ABEn/SP
Currículo Lattes

Profª. Ms Marissol Bastos de Carvalho

Representante Ensino e Pesquisa
Currículo Lattes

Profa. Dra Elda de Oliveira

Representante Ensino e Pesquisa
Currículo Lattes

Profª. Ms. Ângela Maria Lima Santos

Representante Ensino e Pesquisa
Currículo Lattes

Profª. Drª. Rosiani Cassia Ribeiro Castro

Representante Ensino e Pesquisa
Currículo Lattes

Ms. Juliana Elena Ruiz

Representante Gestão público-privada
Currículo Lattes

Ms. Núbia Neves Santos

Representante gestão público-privada
Currículo Lattes

Ms. Kenny Paolo Raponi

Representante Assistência
Currículo Lattes

Enf. Alessandro Coldibelli Próspero

Representante Assistência
Currículo Lattes

Enf. Darci F. dos Santos Junior


Currículo Lattes

Enfª. Natália Patacho Cafarelli


Currículo Lattes

Ms. Ana Stella Azevedo Silveira

Representante Assistência
Currículo Lattes