Dircurso de Posse Nova Diretoria

Boa noite a todas e todos, Em nome da Profa. Dra. Regina Szylit, diretora da Escola de Enfermagem da USP da qual sou docente...

DISCURSO DE POSSE Nova Diretoria da ABEN-SP – Gestão 2020-2022
17/12/2020
Presidente: Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel

Boa noite a todas e todos,

Em nome da Profa. Dra. Regina Szylit, diretora da Escola de Enfermagem da USP da qual sou docente, atuando no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, cumprimento a mesa e em nome da Profa. Dra. Rosa Godoy e da Profa. Dra. Vera Gouveia, cumprimento todos os participantes desse importante momento para a nossa ABEn SP e para todos nós que compomos essa diretoria tão especial.

Primeiramente, agradeço a Deus que tem me sustentado e me permitiu chegar até aqui e à minha família nuclear, meu marido Raul, minhas filhas Mariana e Marcela, pelo amor e cuidado incondicional, e toda a minha família ampliada que é bem numerosa e que são fontes de amor, apoio, acolhimento, porto seguro e cuidado muito afetuoso para comigo.

Me honra muito ter sido eleita para ocupar o cargo de Presidente da ABEn – São Paulo. Cargo que foi ocupado por lideranças tão ilustres que são referência na história da Enfermagem brasileira. A começar pela Profa. Edith de Magalhães Fraenkel que assumiu a presidência da ABEn por dois mandatos.

Contar com a presença de todos os senhores e senhoras nessa cerimônia de posse é muito bom e conforta o nosso coração, pois mostra que contamos com um grupo que mantém a chama acesa da ABEn e da ABEn-SP e que, certamente, estará se associando, nos apoiando e nos incentivando a percorrer o caminho que não será fácil.

Agradeço, em particular, as Instituições nas quais cada membro da diretoria atua, quais sejam: Escola de Enfermagem da USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP, Hospital São Paulo da UNIFESP, Centro Universitário São Camilo e Hospital AC Camargo. Será fundamental o apoio dessas Instituições aos respectivos membros da diretoria, afinal estamos trabalhando fortemente para e pela Enfermagem Paulista e brasileira.

Expresso meu carinho especial à Profa. Conceição Ohara, com quem tive o privilégio de compor a diretoria no período de 2016 a 2019, como diretora de Educação em Enfermagem, a quem cumprimento todos os membros da diretoria pelo importante trabalho desenvolvido.

É inegável a importância e grandeza da ABEn para a Enfermagem brasileira em seus 94 anos de história e da ABEn-SP nos seus 75 anos de história. É uma Associação que protagonizou e protagoniza os grandes avanços da Enfermagem, da Educação em Enfermagem e exerce ação política e aguerrida para manutenção da qualidade da educação e da saúde, das políticas sociais que vêm sendo fortemente atacadas no atual (des)governo.

Tenho ciência dos grandes desafios que enfrentaremos, mas temos um grupo que compõe a diretoria que é bem jovem, competente e motivado a fazer o melhor.

Estamos vivendo tempos muito difíceis, agudizados pela Pandemia que nos assola há quase um ano. Como está sendo difícil este ano!! Nesses tempos difíceis, lamentavelmente, testemunhamos grandes retrocessos em políticas públicas de saúde, educação, assistência social, ambiental; grande negacionismo da ciência e também temos testemunhado a naturalização das desigualdades sociais e da morte.

Pelos dados de 16/12/2020 do consórcio de veículos de imprensa registraram-se 183.822 óbitos, sendo que 7.042.695 de brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Nesta mesma data de 16/12, o COFEn publicou em seu site que o Brasil responde por 30% das mortes de profissionais de Enfermagem por COVID-19. Abro aspas “O Brasil superou duas centenas de mortes de profissionais de Enfermagem. Três em cada dez óbitos são de profissionais brasileiros”, fecho aspas. Meu profundo respeito aos trabalhadores de Enfermagem que estão na linha de frente, aos estudantes de Enfermagem que estão nos campos de prática, meus mais profundos sentimentos aos profissionais que perderam a vida pela COVID-19 e a seus familiares que sofrem.

Na nossa gestão, quero expressar nosso compromisso para trabalhar para fortalecer a Enfermagem paulista e a brasileira. É nosso compromisso aproximar as nossas entidades de representação da Enfermagem, iniciativa já expressa na composição dessa mesa. Precisamos nos unir em um esforço coordenado para construirmos juntas e juntos uma agenda comum para a Enfermagem. Vivemos outros tempos e estamos construindo o amanhã. Precisamos trazer as Escolas e Faculdades de Enfermagem para a ABEn-SP; trazer as Escolas de Educação Profissional Técnica para a ABEn-SP; trazer as Instituições de Saúde para a ABEn-SP; trazer os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para a ABEn-SP; trazer os estudantes de Enfermagem para a ABEn-SP e fortalecer o Comitê Estudantil da ABEn (COEST) e todas e todos se associando à ABEn-SP. Constituir a SOCIESP  e criar novos Departamentos na ABEn-SP já se constituíram importantes iniciativas. Só assim conseguiremos juntas e juntos superar os grandes desafios que a ABEn-SP tem, especialmente de ordem financeira. Não pouparemos esforços para desenvolver iniciativas nessa direção.

Nós, profissionais de Enfermagem, temos grandes lideranças, somos protagonistas nos espaços em que nos inserimos, porém precisamos nos unir em esforços coordenados. Não podemos nos calar, pois juntos somos fortes. O gigante não pode permanecer adormecido. Precisamos fortalecer a nossa categoria, não somente no ano internacional dos profissionais de Enfermagem. Precisamos unir esforços para enfrentar a grave crise sanitária, econômica e social, e reagir contra o desmonte do SUS, da educação pública e do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Não podemos aceitar cortes de verbas nessas áreas. Precisamos nos unir a outras entidades para lutarmos para revogação da Emenda Constitucional número 95, para destinação de recursos para a saúde e a educação. Nós defendemos a vida, a saúde, a educação, a preservação do meio ambiente, apoiamos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Expresso meu compromisso para o desenvolvimento de uma gestão política, administrativa, financeira, científica e acadêmica para a nossa ABEn-SP, com ética, transparência, seriedade e muito respeito. Sempre estarei e estaremos abertas e abertos ao diálogo e a novas ideias para fortalecer a nossa Associação. Venham trabalhar conosco!!!

Nos propomos nessa gestão a:

Na Diretoria de Educação em Enfermagem, que será conduzida pela Profa. Adriana Kátia Corrêa,

Fortalecer discussões relativas ao ensino de graduação e à educação profissional técnica de nível médio, agregando as Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas Técnicas do estado de São Paulo, tendo em vista a formação sólida e comprometida com o SUS e com a melhoria das condições de vida da população.  Nessa direção, nosso posicionamento frente às políticas de educação que trazem implicações para a formação na saúde e a participação nas lutas políticas que agreguem valor à formação em enfermagem serão imprescindíveis. Para tal, nos propomos a:

  • Fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Comissão Assessora de Graduação em Enfermagem (CAGE) e Comissão Assessora de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem – CAETE;
  • Ampliar a participação, nas Comissões existentes, de representantes de distintas regiões do estado;
  • Fazer articulações com outras instâncias, como o Conselho Estadual de Educação, em situações específicas;
  • Coordenar eventos com temáticas voltadas à educação em enfermagem;
  • Manter os Fóruns de Escolas;
  • Produzir e divulgar de Diretrizes sobre a Educação em Enfermagem;
  • Fortalecer o Comitê Estudantil da ABEn-SP (COEST-SP), agregando estudantes de graduação, de pós-graduação e de educação profissional técnica de Enfermagem.

Na Diretoria de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem, conduzida pela Profa. Ana Lygia Melaragno vamos

  • agregar profissionais de nível médio e superior, sociedades de especialistas e gestores hospitalares;
  • investir na estruturação de novos Departamentos científicos e núcleos regionais.
  • criar um núcleo da Prática baseada em evidências;
  • organizar eventos para a formação permanente dos profissionais de enfermagem;
  • Buscar espaços para realização de reuniões para discussão sobre a prática da enfermagem em eventos científicos;
  • Constituir a Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem

(COMSISTE).

Na Diretoria de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, conduzida pela Profa. Camila Takáo nos propomos a

  • Incentivar o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa em enfermagem;
  • Executar projetos e programas de estudos e pesquisas da ABEn-SP, em parceria com as outras Diretorias;
  • Incentivar e divulgar estudos e pesquisas na área da Enfermagem
  • Desenvolver pesquisas em parceria;
  • Organizar e preservar documentos históricos da profissão. Vamos constituir o Centro de Preservação Histórica da ABEn-SP, sob Coordenação da Dra. Magali Hiromi Takashi;
  • Indicar prioridades em Pesquisa em Enfermagem da ABEn;
  • Promover premiação anual aos melhores estudos publicados na REPEn;
  • Divulgar infográficos com resultados de pesquisas publicados nas principais revistas de Enfermagem brasileiras em mídias sociais da ABEn-SP;
  • Organizar o Fórum de pesquisadores em Enfermagem da ABEn-SP.

Na Diretoria de Comunicação Social e Publicações, conduzida pela Profa. Maria do Pérpetuo S.S. Nóbrega) vamos

  • coordenar a comunicação social da ABEn SP nos âmbitos regional e nacional;
  • Produzir o ABEn-SP Informa, com conteúdos informativos a serem veiculados em redes sociais e afins, com atualização de informações de interesse dos associados e da sociedade como um todo;
  • Investir na Comunicação e marketing será um grande investimento!

Para isso, nos propomos a Constituir a Comissão Assessora de Comunicação e Marketing, agregando Profissionais da área e Estagiários da área;

  • Dar continuidade ao processo editorial da Revista Paulista de Enfermagem-REPEn;
  • A REPEn será uma Revista que dialogará com os enfermeiros e os TE que estão na ponta do cuidado. Por isso, já no início do ano de 2021 vamos assinar uma parceria com o JBI da Austrália para traduzirmos Best practices (melhores recomendações para a prática baseadas nas melhores evidências disponíveis) e publicarmos na REPEn.

De maneira muito próxima a todas as Diretorias, na Presidência por mim assumida e Vice-Presidência por João Luiz Grande, a Secretária Geral (Bruna Tirapelli
Gonçalves) e a Diretora Financeira da ABEn-SP (conduzida pela Karen Regina Amato Samos) estaremos envidando esforços para

  • Atuar em parceria com a ABEn Nacional;
  • Manter diálogo sempre aberto com Instituições de Saúde e de Educação, com entidades representativas da Enfermagem e outras;
  • Realizar parcerias com outras Instituições diversas e com Instituições de Ensino para trazermos estagiários para a ABEn-SP;
  • Organizar fluxos e procedimentos administrativos da ABEn-SP;
  • Produzir e acompanhar indicadores de desenvolvimento institucional
  • Zelar pela manutenção e redução de custos da sede da ABEn-SP;
  • Fortalecer a formação de liderança em enfermagem, da educação interprofissional, da prática baseada em evidências e da sustentabilidade;
  • Modernizar formas de pagamento para novos associados;
  • Buscar apoio em empresas parceiras para obtenção de recursos a serem destinados a eventos promovidos pela ABEn-SP;
  • Envidar esforços para a isenção de IPTU para a sede predial;
  • Criar Portal transparência – site ABEn-SP para prestação de contas;
  • Locação de salas para sociedades de especialistas e para terceiros;

 

Como percebem, as propostas são ousadas, o trabalho será intenso, mas só conseguiremos alcançar tais objetivos se tivermos apoio da Enfermagem paulista, das Escolas, das Instituições de Saúde. Portanto, associem-se à ABEn SP. Venham trabalhar conosco!! Apoiem nossas iniciativas!!

A ABEn precisa de todos nós!! A Enfermagem Paulista precisa mostrar o seu grande potencial!!

Por fim, aproveito para desejar a todos um Feliz Natal

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6

Que tenhamos todos um Ano de 2021 abençoado.

Muito obrigada, mais uma vez pela presença de todas e todos.

Um forte e afetuoso abraço.

Deixe um comentário

ABEn-SP

Nossa missão é desenvolver a ciência, arte e ética por meio das ações científicas, culturais e políticas em prol da formação, cuidado, visibilidade e transformação da e para a Enfermagem.

Recentes

Associe-se à ABEn-SP

A ABEn–SP é uma entidade que ao longo de sua história no Estado vem trabalhando para promover o desenvolvimento político, social, científico e cultural da Enfermagem.

Leia mais »

Parceria COREN-SP e ABEn-SP

A parceira ABEn-SP e COREN-SP é algo que fortalece as conquistas para a Enfermagem e que temos muito a comemorar pois estivemos juntos nesses anos em muitos eventos e momentos importantes para a nossa categoria profissional.

Leia mais »

Siga-nos